Eleição no PT de Ananindeua e a batalha final

A disputa para o comando do diretório do Partido dos Trabalhadores na “República dos Ananins” está tinindo pelos bastidores. De um lado, o ex-deputado estadual e atual presidente da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), uma autarquia do Governo do Estado, Miro Sanova, contra os aliados do líder supremo da “República”, Daniel Santos.
Miro Sanova que era do PDT, filiou-se no PT em 2024, para concorrer a prefeito pela sigla, articulação feita pelo senador Beto Faro, e desde lá vem comandando uma ala petista contra o prefeito ananindeuense, e no dia 06 de julho ocorreu mais um embate entre os aliados de Daniel contra os seguidores de Helder Barbalho, dessa feita à escolha de dirigentes petistas na terra dos ananins.
Concorreram quatro candidatos, porém, como reza o estatuto do partido, nenhum fez 50% + 1, sendo assim, a escolha para o novo presidente do PT em Ananindeua foi para o segundo turno, no qual ficaram para o embate: Miro Sanova, aliado do governador Helder Barbalho, contra Mauro Leão, afinado com o governo municipal.
No primeiro momento dessa disputa interna petista, dos cerca de 6.500 filiados, compareceram 1.400 para votar, onde o bloco liderado por Miro Sanova preencheu 10 cadeiras dessa nova direção e do Mauro Leão 12. A eleição para a escolha do novo presidente do partido em Ananindeua vai acontecer dia 27 de julho.